Sistemas de produção de banana - identificação de sistemas alternativos para uma produção mas sustentável

Angelina Bellamy no artigo ‘ Banana Production Systems: Identification of Alternative Systems for More Sustainable Production‘ , afirma que  os sistemas de produção de monocultura em larga escala, para aumentar o rendimento, dependem de fertilizantes e de pesticidas sintéticos, que além de dispendiosos têm impactos negativos na saúde humana e no ambiente.
O artigo aborda uma pesquisa que investigou diversas práticas de produção de banana na Costa Rica, com o objetivo de identificar sistemas alternativos que combinam uma produtividade e rentabilidade elevadas, com a redução da dependência dos agroquímicos. Entre 1997 e 2002 foram observadas as atividades de trabalhadores agrícolas durante o dia de trabalho , 39 produtores de banana, 8 técnicos de investigação/ extensionistas e um ensaio de campo de experiências conduzidas pela National Banana Corporation.

Análises de correspondência mostraram não haver variação estruturada em práticas dos produtores de banana em larga escala, mas foram identificadas variações em sistemas de produção de bananas em pequena escala: sistemas biológicos de produção de bananas e  emsistemas de produção convencional de produção de banana intercalada com a cultura do café.
A  investigação à escala de campo pode revelar formas para dimensionar à escala real, um sistema produtivo e rentável que produza bananas de alta qualidade para exportar com menos ou nenhum recurso a pesticidas.

Leia o artigo em inglês: Banana Production Systems: Identification of Alternative Systems for More Sustainable Production’ in Costa Rica

Última atualização porem ProBioMadeira em 20 de Maio, 2021
330
Gostou do artigo?0000