Relatório do Índice de Resíduos Alimentares

O Relatório do Índice de Resíduos Alimentares visa apoiar os objetivos dos ODS 12.3 ( Até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de retalho e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita). Fá-lo apresentando a mais abrangente recolha, análise e modelação de dados de resíduos alimentares até à data, gerando uma nova estimativa do desperdício alimentar global; e a publicação de uma metodologia para os países medirem o desperdício alimentar, a nível familiar, de serviço alimentar e retalhista, para acompanharem o progresso nacional até 2030 e apresentarem um relatório sobre os ODS 12.3.

Os países que utilizam esta metodologia gerarão fortes evidências para orientar uma estratégia nacional de prevenção de resíduos alimentares, suficientemente sensível para captar mudanças no desperdício alimentar ao longo de dois ou quatro anos, e que permite comparações significativas entre países a nível global.

Em Portugal a estimativa para o desperdício alimentar doméstico é de 84 (kg/capita/ano), resultando em 861 838 861 (toneladas/ano).

Consulte aqui o relatório FoodWaste do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)

 

 

Última atualização porem ProBioMadeira em 26 de Novembro, 2021
249
Gostou do artigo?0000

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.