Perspetivas de Agricultura Biológica como Estratégia Sustentável Financeira na Agricultura Moderna

Nos últimos anos, tem havido uma significativa sensibilização da comunidade global sobre a conservação do meio ambiente e alimentos saudáveis e seguros, que dependem de práticas agrícolas baseadas em fatores de produção naturais  em vez da aplicação de produtos sintéticos, tais como fertilizantes químicos e pesticidas.

Com uma abordagem holística para a produção de culturas biológicas que integra vários elementos, incluindo aspetos sociais, ambientais, económicos e tecnológicos, a produtividade da colheita é significativamente melhorada por meio da agricultura biológica e em níveis de fatores de produção mais baixos, o que pode torná-la mais lucrativa para os agricultores. A agricultura biológica enfatiza a defesa do agroecossistema agrícola, promovendo práticas ecológicas na agricultura que facilitam a fertilidade natural do solo, servindo a biodiversidade ambiental e limitando o uso de produtos químicos de síntese prejudiciais.
Uma estratégia de agricultura de baixo consumo de fatores de produção, não é apenas útil para melhorar a qualidade dos alimentos, mas também fornece uma grande oportunidade para os agricultores produzirem a um menor custo.
A maior rentabilidade também se deve à menor necessidade de mão de obra e maior procura do mercado por produtos biológicos. Além disso, o uso de fatores de produção ambientalmente sustentáveis nas práticas agrícolas durante o sistema de cultivo, tornam as explorações agrícolas mais competitivas e favoráveis ao clima.

Este texto baseia-se em excertos do artigo  ‘Prospects of Organic Farming as Financial Sustainable Strategy in Modern Agriculture’, poderá consultar o artigo original  aqui.

 

Última atualização porem ProBioMadeira em 27 de Maio, 2021
358
Gostou do artigo?0000