A agricultura sustentável integra três grandes objetivos – a saúde ambiental, rentabilidade económica, e justiça social-económica. A agricultura biológica é uma alternativa à agricultura sustentável que é mais inclusiva e tornou-se um fenómeno generalizado. Globalmente, a quantidade de terra cultivada com alguma forma de agricultura biológica continua a crescer. A sustentabilidade da agricultura biológica não pode ser separada da economia dimensão, para além das dimensões ambientais e sociais.
A agricultura biológica não é só reduzir ou eliminar o uso de fertilizantes e de pesticidas de síntese química que podem causar a degradação do solo devido a danos à estrutura do solo, mas também o uso sustentável dos recursos naturais, alimentos saudáveis, produção e economia de energia. O potencial da agricultura biológica para melhorar a fertilidade do solo é melhorar as propriedades físicas e químicas do solo com o uso de materiais orgânicos, pode aumentar a fertilidade do solo.
A motivação económica agora controla a direção do desenvolvimento da agricultura biológica agricultura. A agricultura biológica pode garantir meios de subsistência alternativos estáveis e sustentáveis, atraindo cada vez mais a atenção tanto a nível de produtores como dos consumidores. A maioria dos consumidores escolherá alimentos seguros para a saúde e ambientalmente correto, incentivando assim o aumento da procura por produtos biológicos.