Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental (publicado em 2022)

Agricultura BiológicaAgricultura Biológica

Artigo científico de Southa Othman e de Ricardo Ramos (Centro de Investigação em Educação Básica), do Instituto Politécnico de Bragança e de Wyvirlany Lobo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazona.

As hortas urbanas comunitárias e pedagógicas são cada vez mais presentes nas cidades. São uma manifestação sociocultural de preservação de tradições de cultivo e, uma prática agrícola que contribui para o desenvolvimento sustentável, mas que devem seguir o princípio de uma postura biocêntrica.

O presente trabalho propõe promover por meio da horta urbana o conceito de hortas comunitárias como um espaço de reflexão e interação sobre o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Perante isto, propusemo-nos a analisar horta urbana do Instituto Politécnico de Bragança. Esta análise teve como finalidade compreender a dinâmica deste projeto desenvolvido através de um inquérito e perceber por fim se os intervenientes se propunham a adotar uma agricultura de cariz biológico. Tentamos também perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental e ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário indo de encontro à agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Biblioteca Digital do IPB: Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental

Última atualização porem ProBioMadeira em 24 de Novembro, 2022
21
Gostou do artigo?0000

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *