O estabelecimento de faixas ou manchas de flores nas estufas pode promover os inimigos naturais das culturas, complementando outras medidas preventivas e o uso de fitofarmacêuticos.
A escolha das espécies adequadas no momento e lugares certos, garantem a alimentação e abrigo para uma comunidade diversificada dos inimigos naturais. A seleção de espécies de plantas adequadas depende das culturas cultivadas, das suas principais pragas e dos inimigos naturais disponíveis para combater estas pragas.
Para saber mais leia aqui a ficha técnica ‘Flower strips: a tool for pest controlin greenhouses‘ elaborada no projeto Greenresilient – Produção vegetal biológica e biodinâmica em estufa de baixa energia – sistemas sustentáveis, resilientes e inovadores de produção alimentar, que decorreu entre 2018 e 2021. O principal objetivo deste projeto Greenresilient foi demonstrar que a abordagem agroecológica produção em estufa é viável e permite a criação de agroecossistemas robustos em diferentes zonas europeias.