Eco New Farmers - Introdução à Agricultura Biológica

«A agricultura biológica está-se a tornar cada vez mais importante como um caminho preferencial para a produção de produtos agrícolas, face à crescente procura do mercado mundial. A relevância da agricultura biológica é ainda maior, devido à necessidade e procura de produtos agrícolas de origem biológica, que são isentos de produtos químicos, saudáveis e amigos do ambiente. Atualmente, a agricultura biológica resulta em produtos de valor acrescentado, mas estes sistemas de produção exigem abordagens especializadas. Verifica-se uma lacuna de conhecimento especializado para enfrentar os desafios e exigências da agricultura biológica. Além disso, um número crescente de pessoas com níveis elevados de educação está a mudar a sua atividade para a agricultura sem qualquer tipo de formação nesta área técnica, principalmente em países com dificuldades económicas, como Portugal. Há, portanto, necessidade de desenvolver a capacidade de pessoas com algum tipo de qualificação prévio, a fim de melhorar suas competências agrícolas e facilitar a sua capacidade de desempenho e inovação, para que possam contribuir para a Estratégia Europeia (CE) de Desenvolvimento Rural.

Este e-book foi concebido para melhorar as competências desses agricultores. O seu objetivo geral é dotar os novos agricultores com conhecimentos e capacidades necessários para o desenvolvimento da cadeia de valor dos produtos da agricultura biológica.

Os objectivos específicos são:

  1. Fornecer conhecimento básico em vários aspetos da agricultura biológica e áreas afins, tais como a gestão de recursos naturais (solo, água, plantas, ambiente) e desenvolvimento rural (conservação, agricultura biológica e familiar, multifuncionalidade).
  2. Facilitar a troca efetiva de conhecimento e experiências em agricultura biológica, desenvolvimento rural e ambiente.
  3. Oferecer suporte técnico e conhecimento em agricultura biológica num contexto de mobilidade e em ambiente de trabalho. Este e-livro, produzido em sete idiomas diferentes (Português, Inglês, Espanhol, Italiano, Eslovaco, Turco e Húngaro) também contribui para preservar línguas e culturas Europeias e, assim, melhorar a comunicação entre os diferentes intervenientes e grupos-alvo.

O e-book inclui os princípios e técnicas da agricultura biológica, com base no triângulo planta-solo-ambiente e nas relações entre a produção animal e o ambiente. A preparação de alimentos e rotulagem, marketing e conversão à agricultura biológica são também abordados. Os princípios e as técnicas apresentadas são explicados com base em regras e diretrizes (normas), baseados numa abordagem logística que garante o equilíbrio e integridade do sistema. O e-book apresenta também os regulamentos e normas nacionais e Europeias que são obrigatórias para os agricultores biológicos.’»

Fonte: Escola Superior Agrária de Viseu

Clique para acessar Eco-New-Farmers-Introducao-a-Agricultura-Biologica.pdf

Última atualização porem ProBioMadeira em 20 de Maio, 2021
423
Gostou do artigo?0000