Financiamento

 

Designação do projeto: PROBIOMADEIRA – reforço do conhecimento técnico científico necessário à adequação e otimização das condições locais para a prática de sistemas de produção em Agricultura Biológica.

Código do projeto: M1420-01-0247-FEDER-000014

Objetivo principal: Identificadas as potencialidades e eventuais dificuldades e lacunas a ultrapassar para potenciar sistemas de produção em Agricultura Biológica, o projeto proposto pretende reforçar o conhecimento técnico científico necessário à adequação e otimização das condições locais ao conjunto de culturas que se venham a demonstrar com maior interesse económico na Região.

Região de intervenção: Região Autónoma da Madeira

Beneficiário: New Organic Planet , Lda.

Data de aprovação: 25-05-2018
Data de início: 01-04-2018
Data de conclusão: 31-03-2020
Custo total elegível: 698.580,07 Euros
FEDER: 415.423,75 Euros
Apoio Público Regional: 104 787,0105 Euros

Objetivos: O projeto proposto pretende reforçar o conhecimento técnico científico, necessário à adequação e   otimização das condições locais ao conjunto de culturas que se venham a demonstrar com maior interesse económico na Região. Para ta serão identificadas as potencialidades e eventuais dificuldades e lacunas a ultrapassar para potenciar sistemas de produção em modo de produção biológico com elevado nível de produtividade e de rendibilidade interessante para o agricultor.

Atividades (resultados esperados/atingidos):

  1. Levantamento da informação edafo-climática da ilha da Madeira
  2. Caraterização dos sistemas agrícolas representativos
  3. Identificação e caraterização dos sistemas em modo de produção biológico
  4. Identificação das principais fontes de matéria orgânica e avaliação da viabilidade económica da sua transformação/processamento, comercialização e distribuição ao longo do território da Ilha.
  5. Proposta de métodos e práticas adaptadas para a manutenção e/ ou aumento de fertilidade dos solos.
  6. Definição das linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma plataforma que congregue toda a fileira em modo de produção biológico na ilha da Madeira
  7. Produção de um manual de boas práticas para a conservação e fertilidade dos solos da Madeira (em papel na forma de brochura e on-line).

Vídeos ou outros suportes audiovisuais:

Vídeo de trabalho da equipa a rever a utilização da sonda de água: Ligação Google Drive

Vídeo de utilização de martelo e cilindros para retirar amostras para a densidade aparente do solo em semana de campo: Ligação Google Drive