O PROMOTOR
O Promotor
A New Organic Planet (NOP), é uma empresa com sede no Funchal e tem, entre outras atividades nas áreas de sustentabilidade, trabalhos de investigação ligada à agricultura biológica.
A NOP liderou o projeto de investigação PROBIOMADEIRA para o desenvolvimento da agricultura biológica na ilha da Madeira.
Este projeto foi financiado pelo “PROCIÊNCIA 2020”, programa de apoio do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) da Região Autónoma da Madeira. Um dos seus objetivos foi aumentar a produção científica e promover novos produtos e novos negócios, criando estruturas colaborativas no sentido de fomentar o empreendedorismo e oportunidades entre o tecido empresarial e o institucional.
Estratégia. Planeamento. Execução.
O projeto PROBIOMADEIRA partiu de uma avaliação sustentada e suficientemente robusta com que se definiram linhas orientadoras necessárias à organização e regulação do setor de produção e comercialização em Modo de Produção Biológico. Sendo a fertilidade dos solos, uma das condições obrigatórias para o sucesso da produção, procedeu-se à sua avaliação, assim como à identificação e estudo de fontes de matéria orgânica, distribuídas pela ilha da Madeira. Foram selecionados casos de estudo, com base em 7 produtores em modo de produção biológico. Durante o período de execução do projeto realizaram-se diferentes inquéritos no âmbito da produção e comercialização agrícola e organizaram-se 2 Workshops e 3 Webinars.
Com o objetivo de propor métodos e práticas adaptadas à manutenção e/ou aumento da fertilidade e às demais práticas de conservação e gestão do solo e considerando os ciclos de produção e a adequação das culturas, com maior interesse económico na Região, foram definidas linhas orientadoras para o desenvolvimento desta plataforma online que congrega toda a fileira de produção em modo de produção biológico. Os principais estudos realizados no Projeto podem ser consultados na Wiki-Plataforma de Conhecimento, nomeadamente o Guia de Boas Práticas para Conservação e Fertilidade dos Solos da Madeira.
Com o interesse da New Organic Planet em promover e em publicar informação técnico-científica, a plataforma Probiomadeira, é agora uma plataforma que divulga notícias, estudos e projetos técnico-científicos em agricultura biológica e em meios de produção sustentável e agrega páginas e ferramentas de apoio à produção e certificação biológica, como o BioGest.
O PROJETO
OS PARCEIROS
O PROBIOMADEIRA foi um projeto de Investigação em colaboração com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Universidade da Madeira, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Agroconceito, empresa de consultoria e de apoio técnico agrícola.
A Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural é um dos departamentos do Governo Regional da Madeira, com responsabilidades nos sectores da agricultura, pecuária, veterinária, desenvolvimento rural de apoio ao agricultor e na gestão dos fundos comunitários agropecuários.
A Universidade da Madeira (UMa) existe desde 1988. Em 1990/91 assistiu aos primeiros passos dados por grande parte dos cursos desta Universidade, como a Biologia, a Física, a Matemática, a Química e as Línguas e Literaturas Modernas.
O Banco de Germoplasma, ISOPlexis é uma Unidade de Investigação da Universidade da Madeira, criada em 1996, com o objetivo de desenvolver estudos fundamentais e/ou aplicados na área dos Recursos Genéticos e Biotecnologia, dedicando-se ao estudo da agrodiversidade, recursos genéticos e agrossistemas.
A ESAC – A Escola Superior Agrária de Coimbra é uma escola que está integrada no Instituto Politécnico de Coimbra, orientada para a prossecução dos objetivos do ensino superior politécnico no âmbito das ciências e engenharias agrárias, das tecnologias e afins. Oferece formação numa vasta gama de áreas científicas que abrangem a produção agrícola e animal, o desenvolvimento rural, a silvicultura, a biotecnologia, a gestão e a tecnologia de proteção do ambiente e as indústrias alimentares.
A Agroconceito é uma empresa que tem como objeto apoiar, desenvolver e promover modos de produção agrícola sustentáveis, por forma a alcançar uma atividade económica, ambiental e socialmente responsável. Conta com uma carteira de clientes diversificada no âmbito da consultoria e apoio técnico na avaliação, implementação e acompanhamento da atividade agrícola, bem como na certificação agrícola (produção integrada, agricultura biológica, Global G.A.P e Greening).