O PROJETO

O Promotor

A New Organic Planet (NOP), é uma empresa sediada no Funchal e tem, entre outras atividades nas áreas de sustentabilidade, trabalhos de investigação ligada à agricultura biológica. A NOP lidera o projeto de investigação PROBIOMADEIRA para o desenvolvimento da agricultura biológica na Ilha.

Este projeto é financiado pelo “PROCIÊNCIA 2020”, programa de apoio do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) da Região Autónoma da Madeira. Um dos seus objetivos é aumentar a produção científica e promover novos produtos e novos negócios, criando estruturas colaborativas no sentido de fomentar o empreendedorismo e oportunidades entre o tecido empresarial e o institucional.

O Projeto

O PROBIOMADEIRA é um projeto desenvolvido no âmbito do PROCIÊNCIA 2020, Sistema de Incentivos à Produção de Conhecimento Científico e Tecnológico da Região Autónoma da Madeira, programa de apoio do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE).

O PROBIOMADEIRA fará uma avaliação sustentada e suficientemente robusta para se definirem as principais linhas orientadoras necessárias à organização e regulação do setor de produção e comercialização em modo de produção biológico.

Nesta perspetiva, e sendo os solos de elevada fertilidade uma das condições obrigatória para o sucesso da produção, a sua avaliação, assim como a identificação de fontes de matéria orgânica e distribuição ao longo da ilha serão estudados.

A proposta de métodos e práticas adaptadas para a manutenção e/ou aumento da fertilidade e às demais práticas de conservação e gestão do solo, bem como aos ciclos de produção e adequação das culturas, que se venham a demonstrar com maior interesse económico na região.

A Definição das linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma plataforma que congregue toda a fileira de produção em modo de produção biológico na ilha.

A Produção de um manual de boas práticas para a conservação e fertilidade dos solos da Madeira (em papel na forma de brochura e on line).

Os Parceiros

O PROBIOMADEIRA é um projeto de Investigação em colaboração com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Universidade da Madeira, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Agroconceito, empresa de consultoria e de apoio técnico agrícola.

A Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural é um dos departamentos do Governo Regional da Madeira, com responsabilidades nos sectores da agricultura, pecuária, veterinária, desenvolvimento rural de apoio ao agricultor e na gestão dos fundos comunitários agropecuários.

A Universidade da Madeira (UMa) existe desde 1988. Em 1990/91 assistiu aos primeiros passos dados por grande parte dos cursos desta Universidade, como a Biologia, a Física, a Matemática, a Química e as Línguas e Literaturas Modernas. O Banco de Germoplasma, ISOPlexis é uma Unidade de Investigação da Universidade da Madeira, criada em 1996, com o objetivo de desenvolver estudos fundamentais e/ou aplicados na área dos Recursos Genéticos e Biotecnologia, dedicando-se ao estudo da agrodiversidade, recursos genéticos e agrosistemas.

A ESAC – A Escola Superior Agrária de Coimbra é uma escola que está integrada no Instituto Politécnico de Coimbra, orientada para a prossecução dos objetivos do ensino superior politécnico no âmbito das ciências e engenharias agrárias, das tecnologias e afins. Oferece formação numa vasta gama de áreas científicas que abrangem a produção agrícola e animal, o desenvolvimento rural, a silvicultura, a biotecnologia, a gestão e a tecnologia de proteção do ambiente e as indústrias alimentares.

A Agroconceito é uma empresa que tem como objeto apoiar, desenvolver e promover modos de produção agrícola sustentáveis, por forma a alcançar uma atividade económica, ambiental e socialmente responsável. Conta com uma carteira de clientes diversificada no âmbito da consultoria e apoio técnico na avaliação, implementação e acompanhamento da atividade agrícola, bem como na certificação agrícola (produção integrada, agricultura biológica, GLOBAL G.A.P e Greening).