A automatização de tarefas, como a limpeza do estrume, pode melhorar a segurança e a saúde ocupacional no ambiente de trabalho, garantindo a segurança dos trabalhadores. As dimensões de SST afetadas pela robótica avançada são principalmente físicas e organizacionais.
Uma empresa holandesa desenvolveu um robot que mantém padrões de higiene dentro das instalações pecuária de vacas leiteiras, especializando-se na limpeza do estrume. Essa inovação pode levar a uma redução da carga de trabalho físico por parte dos agricultores e a assumirem posições de gestão nas explorações agrícolas. Os agricultores agora têm de monitorizar e manter o robô, conforme necessário, o que requer novas competências, que podem adquirir através de formação especial. Por outro lado os robôs limpam de forma mais eficiente, o que reduz a exposição a poeiras e agentes biológicos, bem como de produtos químicos usados na limpeza das instalações, protegendo em especial, a saúde dos trabalhadores afetos a estas tarefas.
Saiba mais aqui em A ROBOT AUTOMATING MANURE CLEANING TO MAINTAIN HYGIENE IN LIVESTOCK (ID11), num Estudo de Caso da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho.