Subprodutos da agricultura devem ser utilizados como fertilizantes orgânicos

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, salientou que o Governo está a tentar «encontrar uma forma de pegar nos subprodutos da agricultura e trabalhar estas matérias para poderem depois ser usadas como fertilizantes orgânicos».

Em Castelo Branco, à margem da apresentação do programa Emparcelar para Ordenar, a Ministra realçou que esta pode ser uma solução para ultrapassar a falta de capacidade das fábricas para armazenar o bagaço de azeitona no Alentejo.

Maria do Céu Antunes salientou que a Direção Regional de Agricultura e Pescas está a acompanhar e a avaliar o processo e acrescentou que «está neste momento a ser ponderado pelos produtores o aluguer de uns espaços para colocação do bagaço de azeitona para depois poder ser trabalhado».

«Aquilo que entendemos que deve acontecer em relação ao bagaço da azeitona, assim como a outros subprodutos da agricultura, nomeadamente aos efluentes pecuários é conseguirmos fazer a sua valorização orgânica, para a substituição de fertilizantes de síntese, por fertilizantes orgânicos, que é um dos objetivos que temos em carteira para o próximo ciclo de investimentos», referiu.

Publicado originalmente em https://www.portugal.gov.pt/, a 14 de Dezembro

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Role para cima