Conheça o artigo recentemente publicado sobre o desempenho sócio-económico da agroecologia com base em vários artigos científicos publicados nos últimos anos e saiba mais sobre a agroecologia em Portugal:
“The socio‑economic performance of agroecology. A review”
Visão geral do estudo
O estudo foi liderado pelo Institut supérieur d’agriculture Rhône-Alpes (ISARA) em França e pela Scuola Superiore Sant’Anna em Itália.
O objectivo era proporcionar uma compreensão abrangente dos resultados socioeconómicos da agroecologia.
Foi financiado pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia e pelo seu Centro de Conhecimento para a Segurança Alimentar e Nutricional Global em Ispra, Itália.
Metodologia:
Os investigadores analisaram mais de 13 mil publicações relacionadas à agroecologia. Destes, selecionaram 80 artigos publicados entre 2000 e 2022 que forneceram evidências científicas sobre resultados socioeconómicos. As métricas consideradas incluíram rendimento, mão de obra e custos de produção.
Constatações:
As práticas agroecológicas geralmente apresentaram resultados favoráveis em termos de rendimento, produtividade e eficiência. No entanto, continuam a existir desafios relacionados com os requisitos e custos laborais. Resultados notáveis foram derivados de estudos no Sul Global e sistemas que utilizam sistemas agroflorestais, cultivos consociados e práticas de plantio direto ou reduzido.
Implicações políticas:
O estudo enfatiza a necessidade de políticas apropriadas para apoiar os esforços agroecológicos. -A transição para a agroecologia é crucial para estabelecer sistemas agrícolas e alimentares sustentáveis a nível mundial.
Consulte o artigo:
A agroecologia em Portugal.
Assista ao vídeo “A agroecologia em Portugal. Conceitos, conhecimentos e práticas” esaiba mais sobre a agroecolofia em Portugal.