O GT surge num momento em que as taxas de desemprego dos jovens rurais são superiores à média do desemprego geral em toda a UE, e as oportunidades de emprego rural são relativamente limitadas, com prevalência de empregos sazonais.
Apoiar o emprego dos jovens pode ajudar a revitalizar as áreas rurais, prevenir o despovoamento e fortalecer as comunidades rurais. O trabalho remoto, o coworking, a agricultura social ou as start-ups representam uma “janela de oportunidade”, principalmente para os jovens.
Este novo Grupo Temático da Rede Europeia da PAC, facilitado pelo Ponto de Contato para Implementação do CAP, terá uma abordagem holística na exploração dos mecanismos para apoiar o emprego de jovens rurais, considerando os desenvolvimentos no mercado de trabalho rural, tendências globais em andamento, mas também políticas e ferramentas, iniciativas e fundos disponíveis.
O principal objetivo do GT é explorar várias abordagens para o desenvolvimento de empregos rurais sustentáveis e de alta qualidade acessíveis aos jovens e, assim, informar as políticas relevantes. Consistirá, por isso, no envolvimento de partes interessadas de diferentes regiões da Europa, que se comprometerão a participar de duas reuniões online (9 de março e 23 de maio de 2023) e em atividades relacionadas entre as reuniões. As reuniões serão realizadas em inglês sem interpretação.
Manifeste aqui o seu interesse até 13 de fevereiro de 2023
Em caso de excesso de inscrições, os participantes serão selecionados com base nos seguintes critérios:
Necessário
- Experiência e/ou conhecimento dos desafios e oportunidades de emprego rural, particularmente no que se refere à juventude;
- Compromisso com o diálogo e disposição para compartilhar experiências sobre o tema principal do TG com seus pares;
- Capacidade de se comunicar claramente em inglês sem interpretação;
- Compromisso de participação em duas reuniões online do GT (9 de março e 23 de maio de 2023).
Desejável
- Idade compreendida entre os 18 e os 30 anos, com experiência profissional relevante, quer como trabalhador por conta de outrem quer por conta própria, em qualquer sector das economias rurais (agricultura, turismo, serviços, etc.);
- Experiência no apoio ao emprego de jovens rurais e/ou envolvimento em pesquisa ou defesa neste tópico.
Observe que, ao selecionar os membros do Grupo Temático a partir das manifestações de interesse, o Ponto de Contato para Implementação do CAP levará – na medida do possível – também em consideração a necessidade de garantir um equilíbrio de participantes dos Estados-Membros da UE, setores e tópicos, género e experiências . Os candidatos receberão uma confirmação de participação o mais rápido possível e até o final de fevereiro de 2023, o mais tardar.
Se tiver alguma dúvida, contacte: ThematicGroup4@eucapnetwork.eu
Fonte: Rede Rural Nacional