De acordo com o GPP, a Plataforma da UE para as Perdas e Desperdício Alimentares vai ter um segundo mandato (2022-2026), tendo a Comissão Europeia aberto um concurso público para que as entidades do setor privado, com experiência na prevenção do desperdício alimentar, se possam tornar membros desta plataforma.
As candidaturas podem ser submetidas até ao dia 23 de julho de 2021.
A Plataforma foi criada em 2016 e constitui um fórum de diálogo para todos os atores envolvidos na cadeia alimentar, sejam entidades públicas, do setor privado ou da sociedade civil, de forma a contribuir para atingir a meta do ODS 12.3 – redução do desperdício alimentar em 50% até 2030 e redução das perdas alimentares na produção e nas cadeias de abastecimento.
Durante o seu primeiro mandato, a Plataforma contribuiu para o desenvolvimento de linhas de trabalho, produção de recomendações, partilha das melhores práticas e avaliação dos progressos em matéria de prevenção e redução do desperdício alimentar. Neste segundo mandato, além da continuidade aos trabalhos anteriores, em estreito alinhamento com a estratégia Do Prado ao Prato, tem por objetivo a integração de novos membros que possam trazer novas visões e contributos para o cumprimento destes objetivos.
Para mais informações, consulte:
Registo de grupos de peritos da Comissão Europeia (aqui)
Convite à apresentação de candidaturas (aqui)