Foi aprovado pela Comissão Europeia o plano estratégico da PAC para a Hungria

A Comissão Europeia aprovou hoje o Plano Estratégico da PAC para a Hungria. A nova Política Agrícola Comum (PAC), com início previsto para 1 de janeiro de 2023, destina-se a moldar a transição para um setor agrícola europeu sustentável, resiliente e moderno.
O Plano da PAC da Hungria oferece um vasto leque de intervenções destinadas a assegurar um rendimento justo para os agricultores, bem como a conseguir uma distribuição mais justa do apoio financeiro entre eles. As medidas do Plano facilitarão igualmente a criação de 8 8 800 jovens agricultores. Uma prioridade do Plano é a modernização de 7 700 explorações. As cadeias de abastecimento curtas e locais são também elementos importantes em termos de acesso ao mercado de produtos locais e de redução dos custos e emissões de transporte. Os sectores que se deparam com dificuldades obterão um apoio adicional ao rendimento, juntamente com a produção, serão também dados a sectores que enfrentam dificuldades, a fim de reforçar a sua resiliência.

A Hungria atribui, entre outros, 38% do orçamento para o desenvolvimento rural a intervenções agroambientais, 8% para o desenvolvimento da agricultura biológica e cerca de 5% para a proteção das instalações da Natura 2000, que cobrem cerca de 162 631 hectares. Estes regimes juntos contribuirão para uma gestão sustentável dos nutrientes e para a redução da aplicação de fertilizantes e das emissões de amoníaco. Além disso, a ambição da Hungria é duplicar a área sob agricultura biológica até 2027. As medidas de desenvolvimento rural contribuirão para o desenvolvimento do artesanato local e das indústrias artesanais, para reforçar as atividades económicas das micro e pequenas empresas locais e para impulsionar o ecoturismo local e os festivais gastronómicos e culturais locais. Cerca de 30% da população rural beneficiará de melhores serviços rurais e pelo menos 7 000 novos postos de trabalho serão criados por projetos apoiados pelo Plano.

Saiba mais em Comissão Europeia
Publicação anterior: CNA realiza em Viseu o 9º Congresso da Confederação Nacional da Agricultura e da Agricultura Familiar – PROBIOMADEIRA

 

Role para cima