AGROECOLOGIA – Pré-edital da 1ª chamada

A próxima parceria europeia "Agroecologia" anuncia a primeira chamada

 “AGROECOLOGIA – Parceria europeia para acelerar a transição de sistemas agrícolas: laboratórios vivos de agroecologia e infraestruturas de investigação”.

 

A parceria Horizonte Europa AGROECOLOGIA, que deverá arrancar oficialmente em janeiro de 2024, sujeita à negociação bem-sucedida com a Comissão Europeia, anunciou previamente a sua primeira chamada conjunta para projetos de investigação europeus.

O tema de trabalho preliminar é “Fomentando a agroecologia em nível agrícola e paisagístico”, com o objetivo de financiar projetos transdisciplinares de pesquisa e inovação que abordem a transição agroecológica de sistemas agrícolas convencionais e orgânicos em duas escalas geográficas:

  • Tema 1 – ao nível da exloração agrícola e das suas imediações
  • Tema 2 – a nível paisagístico ou territorial

Mais detalhes sobre a chamada podem ser encontrados  no link: Pré-anúncio da primeira chamada da parceria europeia Agroecologia

O anúncio final do convite à apresentação de propostas será publicado no início de 2024 no Portal de financiamento da Comissão Europeia

 

A parceria prevê unir e desbloquear a transição para a agroecologia para que os sistemas agrícolas sejam resilientes, produtivos e prósperos, sensíveis ao lugar, bem como ao clima, meio ambiente, ecossistema, biodiversidade e pessoas amigáveis até 2050!

Atualmente, 70 parceiros de 26 países e regiões fazem parte de uma visão conjunta. A parceria é coordenada por Nicolas Tinois, da instituição de pesquisa alemã Forschungszentrum Jülich.

Link: Agenda Estratégica de Pesquisa e Inovação da parceria em agroecologia

Fonte: Core Organic