EL PROMOTOR

El promotor

A New Organic Planet (NOP), é uma empresa com sede no Funchal e tem, entre outras atividades nas áreas de sustentabilidade, trabalhos de investigação ligada à agricultura biológica.

A NOP liderou o projeto de investigação PROBIOMADEIRA para o desenvolvimento da agricultura biológica na ilha da Madeira.


Este projeto foi financiado pelo “PROCIÊNCIA 2020”, programa de apoio do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) da Região Autónoma da Madeira. Um dos seus objetivos foi aumentar a produção científica e promover novos produtos e novos negócios, criando estruturas colaborativas no sentido de fomentar o empreendedorismo e oportunidades entre o tecido empresarial e o institucional.

Estrategia. Planificación. Ejecución.

O projeto PROBIOMADEIRA partiu de uma avaliação sustentada e suficientemente robusta com que se definiram linhas orientadoras necessárias à organização e regulação do setor de produção e comercialização em Modo de Produção Biológico. Sendo a fertilidade dos solos, uma das condições obrigatórias para o sucesso da produção, procedeu-se à sua avaliação, assim como à identificação e estudo de fontes de matéria orgânica, distribuídas pela ilha da Madeira. Foram selecionados casos de estudo, com base em 7 produtores em modo de produção biológico. Durante o período de execução do projeto realizaram-se diferentes inquéritos no âmbito da produção e comercialização agrícola e organizaram-se 2 Workshops e 3 Webinars.

Com o objetivo de propor métodos e práticas adaptadas à manutenção e/ou aumento da fertilidade e às demais práticas de conservação e gestão do solo e considerando os ciclos de produção e a adequação das culturas, com maior interesse económico na Região, foram definidas linhas orientadoras para o desenvolvimento desta plataforma online que congrega toda a fileira de produção em modo de produção biológico. Os principais estudos realizados no Projeto podem ser consultados na Wiki-Plataforma de Conhecimento, nomeadamente o Guia de Boas Práticas para Conservação e Fertilidade dos Solos da Madeira.

en el interés de Nuevo planeta orgánico em promover e em publicar informação técnico-científica, a plataforma Probiomadeira, é agora uma plataforma que divulga notícias, estudos e projetos técnico-científicos em agricultura biológica e em meios de produção sustentável e agrega páginas e ferramentas de apoio à produção e certificação biológica, como o Biogestión.


EL PROYECTO

LOS SOCIOS

O PROBIOMADEIRA foi um projeto de Investigação em colaboração com a Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural, da Universidade da Madeira, da Escola Superior Agrária de Coimbra e da Agroconceito, empresa de consultoria e de apoio técnico agrícola.

La Secretaría Regional de Agricultura y Desarrollo Rural es uno de los departamentos del Gobierno Regional de Madeira, con responsabilidades en los sectores de agricultura, ganadería, veterinaria, desarrollo rural en apoyo a los agricultores y en la gestión de fondos comunitarios agrícolas.

La Universidad de Madeira (UMa) existe desde 1988. En 1990/91 fue testigo de los primeros pasos dados por la mayoría de los cursos de esta Universidad, como Biología, Física, Matemáticas, Química y Lenguas y Literaturas Modernas.

El Banco de Germoplasma, ISOPlexis es una Unidad de Investigación de la Universidad de Madeira, creada en 1996, con el objetivo de desarrollar estudios fundamentales y / o aplicados en el área de Recursos Genéticos y Biotecnología, dedicada al estudio de la agrodiversidad, recursos genéticos y agrosistemas.

ESAC - La Escola Superior Agrária de Coimbra es una escuela que forma parte del Instituto Politécnico de Coimbra, orientada a la búsqueda de los objetivos de la educación superior politécnica en el campo de las ciencias e ingeniería agrícolas, tecnologías y afines. Ofrece formación en una amplia gama de áreas científicas que abarcan la producción agrícola y animal, el desarrollo rural, la silvicultura, la biotecnología, la tecnología y la gestión de la protección del medio ambiente y las industrias alimentarias.

Agroconceito es una empresa cuyo objetivo es apoyar, desarrollar y promover métodos de producción agrícola sustentable, con el fin de lograr una actividad económica, ambiental y socialmente responsable. Cuenta con una cartera de clientes diversificada en el ámbito de la consultoría y soporte técnico en la evaluación, implementación y seguimiento de la actividad agrícola, así como en la certificación agrícola (producción integrada, agricultura biológica, Global GAP y Verdeado).

Ir arriba