Hoje dia 9 de maio de 2023, comemora-se o “Dia da Europa”

O Dia da Europa comemora a origem da União Europeia (UE) na sequência da “Declaração Schuman” proferida a 9 de maio de 1950. O documento, proposto por Robert Schuman, Ministro dos Negócios Estrangeiros de França no período pós Segunda Guerra Mundial, definiu uma nova forma de cooperação política na Europa, promovendo a paz e a união entre os países europeus a longo prazo.

A visão de Schuman incidia nos valores de paz, solidariedade, desenvolvimento económico e social, equilíbrio ambiental e regional. A Declaração, baseada no conceito originalmente lançado por Jean Monnet, propunha a criação de uma instituição europeia supranacional capaz de gerir, enquanto mercado comum, as duas principais matérias-primas da época, o carvão e o aço.

O Conselho Europeu de Milão de 1985 consagrou o dia 9 de maio como o “Dia da Europa”, constituindo a data desde então, um dos símbolos da UE, sendo assinalada como uma ocasião especial.

As celebrações do Dia da Europa 2023 integram vários eventos e atividades que, distribuídos pelos 27 Estados-Membros da UE e por todo o mundo, procuram aproximar a Europa dos cidadãos. A programação deste ano evidencia o compromisso da UE em responder aos atuais desafios e construir um futuro melhor para todos os europeus, destacando também o Ano Europeu das Competências que terá início a 9 de maio.

Em Portugal, decorre um conjunto de atividades organizadas pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, a Representação da Comissão Europeia em Portugal e a Câmara Municipal de Leiria, em colaboração com várias entidades locais.

Conheça as atividades aqui