La Comisión aprobó los planes estratégicos de la PAC para Croacia, Eslovenia y Suecia

A Comissão Europeia aprovou os planos estratégicos da PAC para a Croácia, a Eslovénia e a Suécia, no passado dia 28 de outubro.

A nova Política Agrícola Comum (PAC)

A nova PAC prevista para começar em 1 º de janeiro de 2023, tem como objetivo moldar a transição para um setor agrícola europeu sustentável, resiliente e moderno. Pela política reformada, o financiamento será mais distribuído entre as explorações agrícolas, com ênfase nas pequenas e médias explorações agrícolas familiares, bem como nos jovens agricultores. Os agricultores serão ainda apoiados para retomar novas inovações, desde a agricultura de precisão até métodos de produção agroecológica. Ao apoiar ações concretas nestas e nutras áreas, a nova PAC pode ser a pedra angular para a segurança alimentar e as comunidades agrícolas na União Europeia.

Os Planos estratégicos da PAC para a Croácia, Eslovénia e Suécia

Todos os três Planos têm uma forte dimensão ambiental.

A Eslovénia e a Suécia destinaram quase 60% de seu orçamento de desenvolvimento rural para objetivos ambientais e climáticos.

O Plano Esloveno apoiará, entre outras coisas, a produção de energia renovável a partir da agricultura, permitindo que os agricultores invistam em poços de biogás, biometano e geotérmicos para suas próprias necessidades.

O Plano Croata decidiu abordar as emissões agrícolas que são principalmente decorrentes da gestão do solo e do estrume. Cerca de 800 apicultores eslovenos também receberão ajuda específica para manter ou converter em apicultura biológica. 

O Plano Sueco coloca um forte foco no sequestro de carbono, biodiversidade e pastagens valiosas, além de aumentar o conhecimento sobre a produção sustentável.

Graças ao financiamento da PAC, a agricultura biológica será apoiada para cobrir 17%, 14% e 12% das terras agrícolas na Eslovénia, Suécia e Croácia, respectivamente.

Saiba mais em fonte: Comisión Europea

Publicación anterior: Hoy es el Día Internacional de la Biosfera