BREVE APRESENTAÇÃO

ProBioMadeira

Projeto desenvolvido no âmbito do PROCIÊNCIA 2020, Sistema de Incentivos à Produção de Conhecimento Científico e Tecnológico da Região Autónoma da Madeira, programa de apoio do Instituto de Desenvolvimento Empresarial.

Noticias y destacados

III Webinar del proyecto Probiomadeira

A New Organic Planet concretizou ontem, 17 de setembro de 2021, o 5º evento promovido no âmbito do projeto Probiomadeira. Contámos com a participação de prestigiados oradores, aos quais prestamos ...
Leer más >>

Gobierno amplía composición del Observatorio de Producción Biológica

De acordo com o Despacho n.º 8765/2021, do Diário da República de 3 de setembro,  que altera o Despacho n.º 9093/2017, de 16 de outubro, foram adicionados novos representantes do ...
Leer más >>

¡Las solicitudes están abiertas para 2021/2022 en el nuevo CTeSP en Tecnologías Agroalimentarias en UMa!

La Universidad de Madeira (UMa) tiene abiertas las aplicaciones para el nuevo CTeSP en Tecnologías Agroalimentarias, para comenzar en el próximo año académico. El curso tiene como objetivo formar técnicos profesionales para ...
Leer más >>

Actividades y eventos

28-30 de septiembre: curso en línea "Comunicar la agricultura y la silvicultura" (última edición)

Objetivo Principal: Este curso tem como objectivo dar ferramentas para comunicar, de uma forma mais clara e eficiente, temas de agricultura e floresta com o chamado "público em geral". Objetivos ...
Ver más >>

III Webinar Probiomadeira | 17 de septiembre de 2021

Link para aceder à reunião via ZOOM - Siga aqui >> A New Organic Planet (NOP) realizará a 17 de setembro, pelas 14h30 o III Webinar no âmbito do Projeto Probiomadeira. Este é o V evento ...
Ver más >>

REGLAMENTO DELEGADO (UE) 2021/1189 de 19 de agosto

El nuevo REGLAMENTO DE EJECUCIÓN (UE) 2021/1378 DE LA COMISIÓN de 19 de agosto de 2021 establece determinadas normas en cuanto al certificado expedido a operadores, agrupaciones de operadores y exportadores ...
Ver más >>

WIKI - Plataforma de conocimiento

Descubra e Aumente o seu Conhecimento da Agricultura Biológica !

PROBIOMADEIRA

EL PROYECTO


EL PROMOTOR

A New Organic Planet (NOP), é uma empresa sediada no Funchal e tem, entre outras atividades nas áreas de sustentabilidade, trabalhos de investigação ligada à agricultura biológica. A NOP lidera o projeto de investigação PROBIOMADEIRA para o desenvolvimento da agricultura biológica na Ilha.

Este proyecto está financiado por “PROCIÊNCIA 2020”, un programa de apoyo del Instituto de Desarrollo Empresarial (IDE) de la Región Autónoma de Madeira. Uno de sus objetivos es incrementar la producción científica y promover nuevos productos y nuevos negocios, creando estructuras colaborativas para fomentar el emprendimiento y oportunidades entre el tejido empresarial e institucional.

EL PROYECTO

O PROBIOMADEIRA é um projeto desenvolvido no âmbito do PROCIÊNCIA 2020, Sistema de Incentivos à Produção de Conhecimento Científico e Tecnológico da Região Autónoma da Madeira, programa de apoio do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE).O PROBIOMADEIRA fará uma avaliação sustentada e suficientemente robusta para se definirem as principais linhas orientadoras necessárias à organização e regulação do setor de produção e comercialização em modo de produção biológico.

Nesta perspetiva, e sendo os solos de elevada fertilidade uma das condições obrigatória para o sucesso da produção, a sua avaliação, assim como a identificação de fontes de matéria orgânica e distribuição ao longo da ilha serão estudados.

A proposta de métodos e práticas adaptadas para a manutenção e/ou aumento da fertilidade e às demais práticas de conservação e gestão do solo, bem como aos ciclos de produção e adequação das culturas, que se venham a demonstrar com maior interesse económico na região.

A definição das linhas orientadoras para o desenvolvimento de uma plataforma que congregue toda a fileira de produção em modo de produção biológico na ilha.

A produção de um manual de boas práticas para a conservação e fertilidade dos solos da Madeira (em papel na forma de brochura e en línea).

LOS SOCIOS

PROBIOMADEIRA es un proyecto de investigación en colaboración con la Secretaría Regional de Agricultura y Desarrollo Rural, la Universidad de Madeira, la Escola Superior Agrária de Coimbra y Agroconceito, una empresa de consultoría y apoyo técnico agrícola.

La Secretaría Regional de Agricultura y Desarrollo Rural es uno de los departamentos del Gobierno Regional de Madeira, con responsabilidades en los sectores de agricultura, ganadería, veterinaria, desarrollo rural en apoyo a los agricultores y en la gestión de fondos comunitarios agrícolas.

A Universidade da Madeira (UMa) existe desde 1988. Em 1990/91 assistiu aos primeiros passos dados por grande parte dos cursos desta Universidade, como a Biologia, a Física, a Matemática, a Química e as Línguas e Literaturas Modernas. O Banco de Germoplasma, ISOPlexis é uma Unidade de Investigação da Universidade da Madeira, criada em 1996, com o objetivo de desenvolver estudos fundamentais e/ou aplicados na área dos Recursos Genéticos e Biotecnologia, dedicando-se ao estudo da agrodiversidade, recursos genéticos e agrosistemas.

ESAC - La Escola Superior Agrária de Coimbra es una escuela que forma parte del Instituto Politécnico de Coimbra, orientada a la búsqueda de los objetivos de la educación superior politécnica en el campo de las ciencias e ingeniería agrícolas, tecnologías y afines. Ofrece formación en una amplia gama de áreas científicas que abarcan la producción agrícola y animal, el desarrollo rural, la silvicultura, la biotecnología, la tecnología y la gestión de la protección del medio ambiente y las industrias alimentarias.

A Agroconceito é uma empresa que tem como objeto apoiar, desenvolver e promover modos de produção agrícola sustentáveis, por forma a alcançar uma atividade económica, ambiental e socialmente responsável. Conta com uma carteira de clientes diversificada no âmbito da consultoria e apoio técnico na avaliação, implementação e acompanhamento da atividade agrícola, bem como na certificação agrícola (produção integrada, agricultura biológica, GLOBAL G.A.P e Verdeado).

Ir arriba