Em maio de 2016, o Governo Regional apresentou o seu plano estratégico para a agricultura em modo biológico para o quadriénio 16-20.
De 2015 até ao presente, a agricultura biológica na Madeira cresceu 44 %. A fruticultura é aquela com maior representatividade, quase 39 %. O destaque vai, naturalmente, para a produção da banana, todavia a cultura da anona e do maracujá começam a ganhar representatividade. Segue-se a cultura das hortícolas, com cerca de 9 % da produção total regional
Para o próximo quadro comunitário de apoio, o governo Regional entende que a majoração das taxas de apoio e os incentivos devem ser uma aposta aprofundada, para todos o que queiram iniciar ou reconverter a sua produção agrícola.
A reconversão deve ser amplamente incentivada e tecnicamente apoiada, bem como a fomentação e o agrupamento de agricultores, com vista a maior produção e promoção da rotatividade das culturas. O Governo considera ainda que a venda, o mais direta possível entre o produtor e o consumidor final, sem intermediários, é o caminho para o aumento das taxas de produtividade e para o lucro.
Para saber mais consulte a Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 16/2021/M, de 20 de maio.