Iniciativa da UE para salvar aves agrícolas: Birds@Farmland

A nova iniciativa Birds@Farmland da Comissão Europeia visa apoiar os Estados-Membros na conservação de aves silvestres que vivem em paisagens agrícolas. A conservação de aves agrícolas é um dever sob a Diretiva das Aves e é essencial para o sucesso do Acordo Verde da UE, da Estratégia de Biodiversidade da UE para 2030 e da Estratégia Farm to Fork.

A iniciativa Birds@Farmland desenvolverá vinte esquemas de conservação de aves agrícolas em dez Estados-Membros* com base no sólido conhecimento científico e nas práticas agrícolas e de gestão dos solos comprovadas. Os Estados-Membros são convidados a considerar esses regimes de conservação nos seus Planos Estratégicos CAP, bem como outras ferramentas políticas relevantes.

A iniciativa Birds@Farmland visa envolver autoridades agrícolas e ambientais, serviços de consultoria agrícola, organizações de agricultores, ONGs, utilizadores de solos e especialistas. Por meio de workshops e reuniões de stakeholders em níveis nacionais e da UE, a iniciativa abre novas possibilidades de colaboração e cocriação de esquemas eficazes de conservação no campo. Em última análise, as redes e ferramentas estabelecidas devem permitir parcerias de longo prazo.

Estão disponíveis na página Birds@Farmland Wiki material técnico e outro útil. Para aceder é necessário criar uma conta de login da UE, seguindo estas instruções.

*Áustria, Bulgária, Tcheca, Alemanha, Espanha, Finlândia, França, Hungria, Itália e Portugal