FAO | Conferência Mundial sobre Mecanização Agrícola Sustentável (evento híbrido)

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) está organizando a primeira Conferência Mundial sobre Mecanização Agrícola Sustentável, com o tema “Eficiência, inclusão e resiliência”, a ser realizada de 27 a 29 de setembro de 2023.

O evento oferecerá uma fórum para Membros da FAO; agricultores; agrónomos; prestadores de serviços de fabricas; agências de desenvolvimento; formuladores de políticas; extensionistas; Formadores de opinião e representantes de universidades, sociedade civil e setor privado mantêm diálogos focados no estabelecimento de ações prioritárias e no fortalecimento de redes técnicas com vistas ao desenvolvimento sustentável da mecanização agrícola.

Progressos consideráveis ​​foram feitos recentemente na mecanização agrícola sustentável, particularmente no que diz respeito a ferramentas apropriadas, equipamentos e máquinas adaptadas à produção e proteção de plantas, gestão da terra e agricultura de precisão. Esses avanços devem ser ampliados com base nos contextos locais para alcançar a produção agrícola sustentável e a transformação dos sistemas agroalimentares, proteger o meio ambiente, gerenciar os recursos naturais, mitigar e adaptar-se às mudanças climáticas, criando emprego renda decente e equidade social e alimentação segurança e nutrição melhorada são alcançados.

 

Objetivos da Conferência

A Conferência reunirá um amplo espectro de partes interessadas relevantes para discutir e sintetizar informações factuais sobre inovações que tornam os vários componentes de sistemas de mecanização agrícola sustentáveis ​​eficientes, inclusivos e resilientes para potencial ampliação e adoção—especialmente em países em desenvolvimento. destinatários do trabalho da FAO, com quatro objetivos:

  1. Aumentar a conscientização sobre a contribuição da mecanização agrícola sustentável para a implementação do Quadro Estratégico da Organização para 2022-2031, com vistas a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nos níveis global, regional e nacional;
    compartilhar informações e conhecimento sobre direção estratégica e desenvolvimentos técnicos em relação à mecanização agrícola sustentável em escala global;
  2. demonstrar a liderança técnica e a capacidade de convocação da FAO para ajudar os  seus Membros a aproveitar a mecanização agrícola sustentável como um pilar importante na transformação para sistemas agroalimentares sustentáveis;
  3. fornecer uma plataforma neutra e fortalecer redes técnicas sobre mecanização agrícola sustentável para diálogos multi stake holders orientados por procuras e contextos específicos.

Tópicos

A Conferência Mundial sobre Mecanização Agrícola Sustentável destacará possíveis intervenções, dependendo do contexto, destinadas a otimizar o uso de equipamentos agrícolas e colher seus benefícios, minimizando as consequências nocivas ao meio ambiente. Essas intervenções contribuirão para a implementação do Quadro Estratégico da FAO 2022-2031 com ênfase na sustentabilidade por meio do aumento da produção de alimentos nutritivos e geração de renda, continuando a proteger o meio ambiente, fornecer empregos decentes e criar equidade social.

A Conferência permitirá aos participantes examinar as potenciais oportunidades e desafios das tecnologias sustentáveis ​​de mecanização agrícola para melhorar a produtividade agrícola global em torno de sete temas:

  • Mecanização para produção agrícola sustentável:

O tema permitirá discutir como aumentar a produtividade de culturas extensivas e de alto valor, promovendo pontualidade e eficiência por meio de tecnologias de mecanização agrícola sustentável relacionadas a diferentes níveis de atividade e sistemas de produção.

  • Gestão pós-colheita e agro processamento:

O tema demonstrará a importância da gestão pós-colheita e do agro processamento para melhorar a eficiência e a pontualidade das atividades, graças às quais as perdas pós-colheita são reduzidas e a agregação de valor e o agro processamento pode ser praticado, prestando especial atenção ao apoio às mulheres e aos jovens.

  • Alterações climáticas e mecanização resiliente

O tema centrar-se-á na determinação de práticas que permitam uma utilização óptima do solo, da água e dos nutrientes e nas características de uma gestão agrícola que tenha em conta a variabilidade temporal e espacial para melhorar a sustentabilidade da produção agrícola.

  • Digitalização e Automatização

O tema proporcionará uma oportunidade para examinar o grande potencial de ganhos de produtividade e sustentabilidade para sistemas agrícolas, bem como para inovação, que é uma grande promessa para o subsetor de mecanização agrícola, particularmente em países em desenvolvimento.

  • Cadeia de suprimentos e padrões

O tema incluirá fornecedores de máquinas e equipamentos, bem como instituições de teste de máquinas para tornar as máquinas e equipamentos mais disponíveis e de melhor qualidade, especialmente para pequenos agricultores.

  • Modelos de negócios e multi stake holders

O tema abordará diversas questões relacionadas a pequenos agricultores, mulheres e jovens e proporá formas de desenvolver novos modelos de negócios que acomodem múltiplos stakeholders na promoção, gestão e operação de máquinas e equipamentos agrícolas modernos.

  • Um ambiente propício para mecanização agrícola sustentável e digitalização

O tema se concentrará na promoção da mecanização agrícola sustentável por meio de políticas e estratégias facilitadoras, desenvolvimento de capacidade, serviços de extensão, pesquisa e apoio ao investimento.

Ao longo de todas as sessões da Conferência, as perspectivas dos agricultores e prestadores de serviços de mecanização serão mantidas como um fio condutor, cujas vozes serão dadas a conhecer. Cada tema enfatizará sistemas, práticas e tecnologias que aumentam a resiliência às mudanças climáticas, promovem a segurança alimentar, melhoram a nutrição e protegem o meio ambiente e a biodiversidade.

Inscrições:

O registo é gratuito, através do preenchimento deste formulário

 

Fonte: FAO