Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

No âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, cujo tema em 2022 é “Solo: onde a alimentação começa”, e enquadrado nas comemorações dos 40 anos da ADVID, será promovido, no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”.

O solo é um recurso natural, não renovável à escala da vida humana, e que, por isso, é indispensável conservar. Para uma “utilização” sustentável dos solos, importa conhecê-lo, contribuindo para a identificação de potencialidades, limitações e riscos associados ao uso actual.

Neste âmbito, o evento procura promover a transferência de conhecimento assim como consciencializar sobre a pressão climática que o recurso solo está a sofrer, abordando questões como a matéria orgânica e a erosão.

Será, ainda, promovida uma ação de carácter iminentemente prática, em que se analisarão diferentes perfis de solo, abertos previamente e especificamente para este evento, demonstrando e divulgando a utilidade da observação detalhada das camadas e horizontes do solo, como instrumento para implementar a sua gestão sustentável.

Consulte aqui o programa.

Inscrições em formacao@advid.pt.

Fonte: Parceria para o Solo
Sugestão de leitura: Dia Mundial do Solo 2022 tem como tema “Solos: onde a alimentação começa” – PROBIOMADEIRA
Publicação anterior: Webinar «Perspetivas sobre a futura revisão da legislação do Bem-Estar Animal» – PROBIOMADEIRA