Deu-se início ontem, nas instalações da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária), na Tapada da Ajuda, a uma série de reuniões subordinadas ao tema do consumo de antimicrobianos e resistências aos antimicrobianos, produção animal e alimentar. Estas reuniões servem para promover e dinamizar o diálogo com o setor pecuário, partilhar os dados recolhidos pela DGAV no âmbito da execução dos planos de controlo, bem como perceber as dificuldades e/ou constrangimentos que as diversas áreas da produção animal reportam no cumprimento das atuais disposições legais relativas ao uso veterinário de antimicrobianos.
Pretende-se com esta iniciativa alcançar uma análise conjunta que venha reforçar as boas práticas a implementar/melhorar para diminuir a incidência de bactérias resistentes aos antimicrobianos e promover a redução e uso responsável de antibióticos.
A reunião de hoje abordou temáticas do setor dos bovinos de leite, representado pelo SEGALAB – Análises Clínicas Veterinárias, a PROLEITE e a FENALAC – Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite, e contou com a presença da Diretora-Geral da DGAV, Susana Guedes Pombo, que iniciou, moderou e encerrou a reunião.
Diversas unidades orgânicas centrais da DGAV apresentaram informação relativa a vários temas que se coordenam para uma ação Integrada de combate à Resistência aos Antimicrobianos, designadamente:
- Resistência aos antimicrobianos (RAM) – enquadramento;
- Dados relativos aos Consumos de antimicrobianos e vigilância da resistência aos antimicrobianos;
- Alimentação animal e alimentos medicamentosos;
- Boas práticas de Biossegurança e Bem Estar Animal que contribuíram para a redução de utilização de antimicrobianos.