Primeiras saídas de campo do projeto Bio Valor Composto: BioComp_2.0

Nesta quarta-feira, dia 21 de julho, deu-se a primeira saída de campo no âmbito da primeira atividade do projeto BioComp_2.0 que visa estudar a obtenção de um fertilizante ou substrato biológico pela compostagem do jacinto de água (Eichhornia crassipes) e se possível contribuir para o controlo desta espécie invasora, comum em Portugal e Espanha. O BioComp_2.0 é um projeto de I&D Empresarial em Copromoção, financiado pelo Portugal 2020 através do Programa Operacional COMPETE 2020.

O jacinto-de-água, é um espécie invasora (listada no Decreto-Lei nº 92/2019, de 10 julho) e está incluída na lista de espécies que suscitam preocupação na União Europeia, pelo Regulamento (UE) n. o 1143/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho de 22 de outubro de 2014).

A saída de campo realizou-se na região Centro, nomeadamente na Figueira da Foz e em Montemor-o-Velho. Estiveram presentes membros das equipas do consórcio do projeto, nomeadamente da Escola Superior Agrária de Coimbra, da Escola Superior Agrária de Bragança e da Colina Generosa. Foram realizadas capturas de imagem com recurso a drone, recolhas de amostras e medições da biomassa do jacinto-de-água por metro quadrado.

            

O projeto Biocomp_2.0 (Bio Valor Composto) faz parte do programa BioDeveloper da New Organic Planet e insere-se no eixo prioritário: Estudo de produtos/serviços/processos que auxiliem na área da proteção das culturas e da fertilização das culturas.