Hoje, dia mundial do ambiente, ocorreu a apresentação pública da rede colaborativa polli.NET.
A polli.NET, reúne já 90 investigadores, conservacionistas, cidadãos, autarcas e produtores para ajudar os polinizadores. Uma das suas primeiras atividades será elaborar o primeiro plano de acção nacional dedicado a estas espécies.
Conclui-se que é essencial o conhecimento das espécies e a sua dispersão, a monitorização dos polinizadores e fomentar a partilha de informação de registos através de base de dados. Hoje as muitas aplicações na web de identificação de diferentes espécies da flora e da fauna, são uma ferramenta facilitadora, em complemento com guias de identificação, que possam existir. Toda a sociedade, agricultores ou não, está preocupada com a biodiversidade dos polinizadores, conhecendo a importância dos mesmos. No entanto a comunidade em geral, nem sempre tem conhecimentos para identificar e conhecer os polinizadores. Verifica-se mesmo no meio académico a falta de entomólogos e do ensino da entomologia.
É também de salientar, que muitas cidades têm tido a preocupação de construir uma estrutura urbana promotora, protetora e atrativa aos polinizadores, planeada para a biodiversidade, ações de formação e sensibilização e de divulgação, com a escolha de espécies de plantas atrativas a espécies polinizadoras e pela criação de zonas de abrigo e de refúgio aos polinizadores.
Veja aqui o vídeo da apresentação.
Para saber mais sobre esta rede visite a página da Polli.net.