III Webinar do projeto Probiomadeira

A New Organic Planet concretizou ontem, 17 de setembro de 2021, o 5º evento promovido no âmbito do projeto Probiomadeira. Contámos com a participação de prestigiados oradores, aos quais prestamos o nosso maior agradecimento, foram eles: – Professor Fabrício Macedo, da Universidade da Madeira – Professora Daniela Santos, da Escola Superior Agrária de Coimbra – …

III Webinar do projeto Probiomadeira Ver Mais »

28 a 30 de setembro: Curso Online “Comunicar Agricultura e Floresta” (Última edição)

Objetivo Principal: Este curso tem como objectivo dar ferramentas para comunicar, de uma forma mais clara e eficiente, temas de agricultura e floresta com o chamado “público em geral”. Objetivos Específicos: Saber como simplificar linguagem e terminologia técnica. Definir o público-alvo. Saber estruturar um texto de modo a que fique fluido e claro. Usar o …

28 a 30 de setembro: Curso Online “Comunicar Agricultura e Floresta” (Última edição) Ver Mais »

III Webinar Probiomadeira | 17 setembro 2021

Link para aceder à reunião via ZOOM – Siga aqui >> A New Organic Planet (NOP) realizará a 17 de setembro, pelas 14h30 o III Webinar no âmbito do Projeto Probiomadeira. Este é o V evento organizado no âmbito deste projeto do Prociência financiado pelo IDE que já contou com dois workshops presenciais no Colégio dos Jesuítas, Funchal e dois Webinars. …

III Webinar Probiomadeira | 17 setembro 2021 Ver Mais »

Governo alarga composição do Observatório da Produção Biológica

De acordo com o Despacho n.º 8765/2021, do Diário da República de 3 de setembro,  que altera o Despacho n.º 9093/2017, de 16 de outubro, foram adicionados novos representantes do Observatório da Produção Biológica. Os novos representados do Observatório são a Direção Regional de Agricultura da Região Autónoma da Madeira, a Direção Regional de Agricultura …

Governo alarga composição do Observatório da Produção Biológica Ver Mais »

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2021/1189 de 19 de agosto

O novo REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2021/1378 DA COMISSÃO de 19 de agosto de 2021, estabelece determinadas regras no respeitante ao certificado emitido aos operadores, grupos de operadores e exportadores de países terceiros envolvidos na importação de produtos biológicos ou em conversão para a União e estabelece a lista dos organismos e autoridades de controlo …

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2021/1189 de 19 de agosto Ver Mais »

28 de setembro a 1 de Outubro: Agrobio promove a 10ª Edição Curso de Modo de Produção Biológico- e-learning

A Agrobio está a promover a 10ª Edição  do Curso de Modo de Produção Biológico em formato e-learning. Este curso pretende dar a conhecer a Agricultura Biológica este  modo de produção. A  conservação do solo e da água, a fertilidade e a fertilização do solo e a proteção das plantas, são alguns dos principais temas …

28 de setembro a 1 de Outubro: Agrobio promove a 10ª Edição Curso de Modo de Produção Biológico- e-learning Ver Mais »

Declaração de existências de apiários 2021

Os apicultores devem proceder à declaração anual de existências de apiários, de 1 a 30 de setembro de 2021 (Despacho n.º 4809/2016 da II Série de 08 de abril). A Declaração poderá ser efetuada diretamente pelo Apicultor na Área Reservada do Portal do IFAP em www.ifap.pt, ou na Direção de Serviços de Alimentação e Veterinária da respetiva Região ( ver contactos), ou …

Declaração de existências de apiários 2021 Ver Mais »

Candidaturas Abertas para 2021/2022 no novo CTeSP em Tecnologias Agroalimentares da UMa!

A Universidade da Madeira (UMa) tem em aberto as candidaturas  para o novo CTeSP em Tecnologias Agroalimentares, a arrancar no próximo ano letivo.  O curso visa formar técnicos profissionais para o sector agrícola e alimentar, com competências e capacidade para desenvolver, de forma autónoma ou integrada em equipa de trabalho, funções técnicas de supervisão e …

Candidaturas Abertas para 2021/2022 no novo CTeSP em Tecnologias Agroalimentares da UMa! Ver Mais »

Um passeio bugalhudo!

O que são bugalhos? Os bugalhos são galhas, ou seja, estruturas formadas pela reação de uma planta à picada de um inseto_ podem ter diferentes formas, cores e texturas, e são como ecossistemas em miniatura tremendamente complexos. No seu interior estabelecem-se diferentes relações tróficas, que podiam dar para fazer um filme: desde a forte paixão …

Um passeio bugalhudo! Ver Mais »

Projecto REDwine transforma carbono da fermentação do vinho em biomassa com diferentes aplicações económicas

O projeto REDwine pretende demontrar ‘a viabilidade de um sistema de colheita e armazenamento de efluentes gasosos e líquidos de um fermentador de vinho, com vista à produção de microalgas para a obtenção de uma biomassa com aplicações em alimentos, cosméticos e produtos agrícolas. (…) Através de uma ‘bio-refinaria implementada na adega Cooperativa de Palmela, …

Projecto REDwine transforma carbono da fermentação do vinho em biomassa com diferentes aplicações económicas Ver Mais »

Role para cima