DGAV divulga medidas preventivas para peste suína africana (PSA)

A situação epidemiológica da Peste Suína Africana (PSA) na Europa, continua a agravar-se,tendo sido já identificado um foco na Chequia. Durante o ano de 2022 já foram notificados na UE, 6.779 focos em javalis e 512 focos em suínos domésticos. A Direção Geral de Alimentação e Veterinária atenta a esta evolução epidemiológica publicita a Nota informativa …

DGAV divulga medidas preventivas para peste suína africana (PSA) Ver Mais »

Abertas candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas

Estão abertas  as candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas, em unidades agroindustriais e aproveitamentos hidroagrícolas. A abertura destes avisos visa dotar as explorações agrícolas, as unidades agroindustriais e os aproveitamentos hidroagrícolas de capacidade de produção de energia solar fotovoltaica face às suas necessidades, contribuindo para a sua autossuficiência, modernização e …

Abertas candidaturas para aquisição e instalação de painéis fotovoltaicos nas explorações agrícolas Ver Mais »

Webinar CAP: Sustentabilidade fitossanitária em Portugal

A crescente dificuldade no combate a pragas e doenças é o ponto de partida para o encontro de 14 de Dezembro, a partir das 10 horas, no webinar: Sustentabilidade fitossanitária em Portugal – ponto de situação. A fitossanidade em Portugal e na União Europeia está a sofrer uma enorme pressão, derivado não só da retirada …

Webinar CAP: Sustentabilidade fitossanitária em Portugal Ver Mais »

Consulte o “Referencial Estratégico da Bio-Região do Tâmega e Sousa” na nossa Wiki

O “Referencial Estratégico da Bio-Região do Tâmega e Sousa está também disponível na Wiki-Plataforma do Conhecimento Probiomadeira. O documento foi consultado da página do projeto em Bio-região do Tâmega e Sousa. Recentemente foi inserido também na Wiki da nossa página o  “Manual das Bioregiões: Uma estratégia integrada de desenvolvimento dos territórios rurais”, publicado pela DGADR.

Agricultura: Resíduos de plástico estão a acumular-se “a um ritmo alarmante” nos solos de todo o mundo, revelam especialistas

O plástico é um material amplamente usado na agricultura, desde sementes revestidas a plástico a coberturas que são usadas para modificar a temperatura do solo ou para impedir que ervas daninhas afetem as culturas. Está também presente em alguns fertilizantes, na forma de microplásticos, e em sistemas de irrigação. No entanto, um relatório do Programa Ambiental das Nações Unidas (UNEP) mostra que a utilização desse material sintético poderá estar a contaminar as terras e a colocar em risco a segurança alimentar humana, acumulando-se “a um ritmo alarmante” um pouco por todo o mundo. Leia aqui o artigo completo publicado originalmente.

“Agricultura biológica e outros modos de produção sustentável”

“Agricultura biológica e outros modos de produção sustentável”  é o tema da nova edição da CULTIVAR publicada pelo GPP. O GPP divulga a edição n.º 26 da publicação CULTIVAR – Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema da agricultura biológica e outros modos de produção sustentável. Os modos de produção sustentável, com destaque para …

“Agricultura biológica e outros modos de produção sustentável” Ver Mais »

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura

No âmbito da celebração do Dia Mundial do Solo, cujo tema em 2022 é “Solo: onde a alimentação começa”, e enquadrado nas comemorações dos 40 anos da ADVID, será promovido, no dia 5 de dezembro, em Valença do Douro, o Seminário “Gestão Sustentável dos Solos em Viticultura”. O solo é um recurso natural, não renovável à escala da …

Dia Mundial do Solo: Onde a alimentação começa! Gestão sustentável do Solo em Viticultura Ver Mais »

Webinar «Perspetivas sobre a futura revisão da legislação do Bem-Estar Animal»

No decorrer da futura revisão da legislação do Bem-Estar Animal estão previstas algumas alterações nomeadamente ao nível do transporte animal, o fim das gaiolas ou o abate/occisão. A CAP, em colaboração com a DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária), vai realizar um webinar com o tema «Perspetivas sobre a futura revisão da legislação do Bem-Estar Animal«, …

Webinar «Perspetivas sobre a futura revisão da legislação do Bem-Estar Animal» Ver Mais »

“Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental” na nossa wiki

Investigadores do Instituto Politécnico de Bragança e  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, propuseram-se a  perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental. Procuraram se as hortas nas cidades podem ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário,  indo de encontro à Agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento …

“Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental” na nossa wiki Ver Mais »

Situação dos mercados de cereais e conjuntura atual

O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) apresentou a situação sobre os mercados agrícolas e conjuntura atual dos cereais no IV Fórum da Pioneer, realizado a 16 de novembro. Consultar a apresentação do GPP (ppt) Os conteúdos disponibilizados evidenciaram o panorama do setor dos cereais nos mercados mundial, da União Europeia e a nível nacional, …

Situação dos mercados de cereais e conjuntura atual Ver Mais »

Role para cima